Como ser feliz o tempo todo

Aonde encontrar aquele “algo mais” que todos procuram? a plena satisfação? Como encontrar a felicidade em tudo e todos?

Este artigo oferece dicas simples, mas profundas, para você ser feliz em todas as circunstâncias.

Se você transformar positivamente o seu estado de consciência, as portas da percepção se abrirão para você! E certamente você conseguirá ser feliz o tempo inteiro.

Então você pensa: “Mas isso é impossível, sempre tem algo para me decepcionar! Como posso ser feliz o tempo todo?”

Então o Universo te responde: “Que assim seja!”

Tudo o que você realmente afirma, sente, acredita como verdade, você acaba manifestando em sua realidade, e isso já foi comprovado pela física quântica.

O universo é pura energia vibrando, quanto mais vibramos na energia do Amor e da Felicidade, mais situações que nos façam feliz e plenos de amor em nossos corações atrairemos. É bem simples, não acha?

Então você deve estar se perguntando: “Sim, é bem simples! Mas eu já fiz isso e não deu certo, por quê?”

Podemos dizer que você tomou a iniciativa de mudar, mas lá no fundo de sua alma você não acreditou nessa mudança, e o seu subconsciente te jogou no loop da negatividade mais uma vez.

No pensamento positivo não existe espaço para dúvidas, podemos enganar as pessoas ao nosso redor, mas não podemos enganar a nós mesmos, nem a Inteligência Divina existente no universo. Atraímos sempre o que vibramos, isso é fato.

Quando você entende isso, a sua percepção de realidade começa a mudar, bem como as experiências de sua vida vão se alinhando com os sentimentos que você está emitindo.

A Felicidade é a base do sucesso em qualquer aspecto da nossa vida.

“A felicidade depende, até certo ponto, de condições externas, mas, principalmente, das nossas atitudes mentais […] Em essência, as condições não são nem boas nem más; são sempre neutras, parecendo ser depressivas ou animadoras por causa da atitude mental triste ou alegre do indivíduo que as considera”. – Paramahansa Yogananda (2008, p. 115).

A BUSCA PELA FELICIDADE NO LUGAR ERRADO

A Felicidade não é algo que você possa alcançar somente no mundo externo, a felicidade é um estado mental. Tentar buscar a felicidade fora de nós mesmos é mesma coisa de tentar agarrar uma nuvem.

Muitas pessoas colocam a sua “felicidade” dependente de algo ou alguém, jamais faça isso! É muito perigoso, pois ao mero deslize de fatores externos você cairá em tristeza, e isso abala o seu bem-estar físico, mental e espiritual, não se deixe abalar por situações externas, a sua felicidade é muito valiosa para depender de fatores externos.

A felicidade também não se compra, o poder temporal e o dinheiro não são um estado mental. Certamente você sabe disso! Quantas pessoas já alcançaram de tudo na vida material, porém ainda continuam infelizes, ou buscando melhorar, ou buscando “algo mais”, e a satisfação nunca vem.

Ninguém aqui está falando que o dinheiro é algo ruim e que não traz felicidade, com certeza traz felicidade sim, podemos fazer coisas maravilhosas com a energia do dinheiro, pois somos todos merecedores de prosperidade ilimitada, somos feitos à imagem Divina, o que realmente faz a diferença nesse quesito é o estado de consciência que você lida com essa energia.

A felicidade nunca será encontrada fora do seu Eu. Precisamos nos internalizar e encontrar a alegria sempre nova dentro de nós mesmos.

“Mude seus pensamentos, se desejar mudar as circunstâncias da sua vida. Uma vez que é o único responsável por seus pensamentos, somente você poderá muda-los. Você vai querer fazê-lo quando compreender que cada pensamento cria as coisas de acordo com a sua própria natureza. Lembre-se de que essa lei atua sempre, e que o que você exibe está sempre de acordo com a espécie de pensamentos que tem habitualmente. Portanto, comece agora a ter apenas os pensamentos que lhe trarão saúde e felicidade.” – Paramahansa Yogananda (2008, p. 116).

A FELICIDADE É UMA ESCOLHA

Se você teima em afirmar que a sua vida é cansativa e decepcionante, nada no universo poderá mudar isso, porém, quando você começa a acreditar que tudo à sua volta é um mar de rosas, se prepare, pois rios de bênçãos cairão sobre você.

O padrão do pensamento negativo muitas vezes pode estar enraizado no seu subconsciente desde criança e você sequer se dá conta disso. A forma que uma pessoa pensa, depende de uma gama de fatores e uma delas são as influências externas, como por ex: família, amigos, programações de tv, músicas, etc.

Todas as informações que crescemos acreditando não brotaram de nossa própria conclusão, mas de conclusões dos fatores ao nosso redor e nem sempre isso é positivo.

Uma expressão extremamente limitante que eu cresci ouvindo e acreditei por um bom tempo foi que “Não dá pra ser feliz o tempo todo”.

Hahaha! Hoje eu dou risada disso, pois sei que é uma limitação mental que me foi imposta por crenças externas, quando me dei conta disso, despertei e me libertei e mudei a forma como eu enxergava a realidade, e de fato, tudo mudou e vem mudando mais e mais todos os dias de forma positiva.

Hoje acredito extremamente nos poderes do Amor e da Felicidade como modeladores para uma vida harmoniosa.

Liberte a sua mente da sua própria prisão interior, permita-se acreditar em uma vida bela, feliz, cheia de prosperidade, saúde, amor e tudo que há de bom.

Basta você realmente acreditar. Sei que no início pode não ser fácil, mas quando você conseguir reprogramar a sua mente para o lado positivo, você perceberá as mudanças ocorrerem. Vale o esforço!!

Um ótimo conselho para desenvolver o sentimento da felicidade o tempo inteiro é começar a prática da meditação, pois ao mergulhar dentro de você mesmo, você encontrará a maior das felicidades, o reflexo Divino em seu interior.

A meditação diária nos equilibra na esfera física, mental e espiritual. Esta maravilhosa prática nos leva a encontrar o nosso paraíso portátil interior e externalizá-lo.

O mundo externo é um reflexo do mundo interno. Quando entramos em sintonia com a nossa paz interior, a nossa realidade se alinha à mesma sintonia.

“Muitas vezes, ficamos sofrendo sem fazer um esforço para mudar. É por isso que não encontramos paz e contentamento duradouros. Se perseverássemos, certamente seríamos capazes de superar todas as dificuldades. Precisamos nos esforçar para passar da infelicidade à felicidade, do desânimo à coragem.” – Paramahansa Yogananda (2008, p. 117)

EVITE OS LADRÕES DA FELICIDADE

Se você está buscando a alegria duradoura, evite a influência dos maus hábitos, pois cedo ou tarde, essas más ações acabam por gerar infelicidades.

Muitos se permitem ser escravizados pelos próprios hábitos.

O pensamento negativo é uma ignorância mental, pensar e agir negativamente somente atrairá mais do mesmo. E é isso o que você quer? Claramente que não, ninguém quer isso!

Evite reclamar, julgar, fofocar, mentir. Quando você se concentra no lado mau das coisas, acaba perdendo de vista o lado bom, e isso é mais fácil do que você imagina. Muitos agem de forma negativa com extrema naturalidade. O importante é estar vigilante!
Esteja alerta! Não deixe que seus pensamentos e hábitos te controlem, tome as rédeas da situação e controle você as suas ações e formas de pensar, entenda, você é a alma observadora por traz da mente e corpo carnal.

Por quê reclamar da vida, quando existe tanta beleza para se apreciar? Vivemos em um mundo de dualidade, tudo o que você percebe tem um lado positivo e um negativo.

Lhe sugiro um desafio: Ficar um dia inteiro sem reclamar de absolutamente nada da vida e apenas agradecer por tudo.

Ao fim do dia, você perceberá que estará se sentindo bem melhor. Se você praticar isso todos os dias, verá o maravilhoso poder universal conspirar a seu favor.

A gratidão é a chave que abre as portas da felicidade. Alinhe-se com essa energia.

“Você afirma a tristeza o tempo todo; portanto, ela existe. Negue-a em sua mente, e ela não existirá mais. Afirmar o Eu desse modo é o que chamo de herói no homem. É isso que constitui a sua natureza essencial ou divina. A fim de ficar livre da tristeza, o homem tem de afirmar seu eu heroico em todas as suas atividades diárias.” – Paramahansa Yogananda (2008, p. 116).


O SEGREDO É A SIMPLICIDADE

Muitos ligam a simplicidade à miséria, mas essa expressão nada tem a ver com escassez.

Simplicidade é viver uma vida equilibrada, moderando os extremos da vida. Esse é o segredo da felicidade interior.

Nós, seres humanos, somos felizes de nascença, a nossa natureza é o amor, apenas esquecemos isso as vezes, muitos ainda não se recordaram desse fato, por isso vivem uma vida de infelicidades constantes.

A simplicidade consiste em esforçar-se ao máximo em reduzir necessidades e desejos, pois estes não têm fim, nunca terão, a menos que busque a plena satisfação em seu interior. Seja tão feliz internamente que nada possa te abalar externamente.

Procure a felicidade em sua alma, interiorize-se, medite, marque um encontro consigo mesmo e deixe que o seu Eu te conduza ao seu estado mais elevado, de encontro ao Divino.

COMPARTILHE A SUA FELICIDADE COM O PRÓXIMO

Quando abandonamos os nossos desejos egoístas e passamos a fazer os outros felizes, estamos indo de encontro à verdadeira felicidade.

Quando ajudamos o próximo, estamos ajudando a nós mesmos, pois no final viemos todos da mesma Fonte Divina, Deus é a divina consciência que se manifesta em muitos, criando a ilusão da separação, quando nos damos conta disso, percebemos que sempre fomos todos um, brincando de vários.

Proporcionar felicidade aos nossos semelhantes é uma ação extremamente gratificante. Quão feliz você será! não há nada no mundo que pague um coração agradecido por uma boa ação.

Ao ajudar o próximo, você perceberá que o universo se encarregará de suprir as suas próprias necessidades. Que maravilhoso, não é? Essa é a Lei do Retorno.

“Viver só para si mesmo é a origem de todo sofrimento.” – Paramahansa Yogananda (2008, p. 127)

LIBERDADE E ALEGRIA INTERIORES

Você é uma poderosa fonte de Luz e foi criado à imagem de Deus, desperte do sonho da infelicidade e perceba que você pode criar uma realidade cheia de milagres.

A verdadeira felicidade reside em seu interior, desenvolver a calma em todas as situações da vida é muito importante, quanto mais você fizer isso, mais elevará a sua vibração e conseguirá lidar com suas emoções e fatos externos de uma forma mais fácil e leve.

Assim como em um pesadelo, quando estamos dormindo, ficamos desesperados, mas quando acordamos percebemos que está tudo bem, a mesma coisa é com a felicidade, quando descobrimos que podemos criar uma vida linda, acordamos da ilusão do pesadelo de uma vida desafortunada.

O equilíbrio é a chave, não fique eufórico nem deprimido com as situações que acontecerem em sua vida, contemple o espetáculo cósmico com a mente tranquila, pois os altos e baixos da vida não passam de ondas marinhas em um fluxo constante, basta que você não se envolva emocionalmente com ela, mas permaneça calmo e feliz no seu templo de paz interior.

Enquanto o conquistador que existe no homem estiver desperto, nenhuma tristeza poderá projetar sua sombra no limiar de seu coração. (…) Desperte o homem vitorioso em você mesmo. Levante o herói adormecido, e – eis aí! – nenhuma tristeza jamais o oprimirá novamente” – Paramahansa Yogananda (2008, p. 118).

JAMAIS PERCA A ESPERANÇA

Por mais que você pense que a sua vida é difícil, pense como você mesmo pode ajudar a mudar a sua realidade e trazer a alegria constante para o seu dia-a-dia.

Vamos lá! Não é difícil colocar em prática tudo o que eu falei neste artigo, é uma questão de pensar, agir e sentir o lado positivo da vida. Você verá que com o tempo ficará mais fácil e se você tiver força de vontade você se pegará pensando apenas coisas boas, é uma questão de vigiar a própria mente.

Lembre-se, você não é os seus pensamentos, você é a alma observadora por trás dos seus pensamentos! Medite no pensamento: “Eu sou grato(a) pela minha vida abençoada, chuva de bênçãos caem sobre mim!”

“Se você desistiu de ter a esperança de ser feliz um dia, alegre-se. Jamais perca a esperança. Sua alma, reflexo do Espírito eternamente cheia de alegria, é, em essência, a própria felicidade. […] Se é felicidade o que você deseja, tenha-a! Não há nada que o possa impedir.” – Paramahansa Yogananda (2008. p. 115).

Lembre-se, não é quantas vezes você cai, mas quantas vezes você se levanta! Nunca perca a esperança de melhorar.

 

Referências:

Paramahansa Yogananda,  Onde Existe Luz – Discernimento e Inspiração para Enfrentar os Desafios da Vida. Los Angeles – Califórnia (USA). Self-Realization Fellowship, 2008.

 

Randressa Nogueira

A Randressa acredita em um mundo melhor através da vibração do Amor Universal, está diretamente engajada em auxiliar o próximo no que se refere ao seu autoconhecimento, autodomínio e expansão da consciência, pois enxerga todos como parte de si mesma, seu lema é “Você é o Todo! Somos todos Um!”. Ela é advogada; especialista em marketing de conteúdo, design e praticante de meditação.
Randressa Nogueira
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *