como praticar mindfulness atencao plena

Como começar a praticar Mindfulness (Atenção plena)

O que é mindfulness (atenção plena)?

Mindfulness ou atenção plena é a capacidade humana básica de estar totalmente presente, consciente de onde estamos e do que estamos fazendo, e não excessivamente reativo ou sobrecarregado pelo que está acontecendo ao nosso redor.

Embora a atenção plena seja algo que todos possuímos naturalmente, ela está mais prontamente disponível para nós quando praticamos diariamente.

Sempre que você traz consciência para o que está experimentando diretamente por meio de seus sentidos, ou para seu estado de espírito por meio de seus pensamentos e emoções, você está sendo consciente. E há pesquisas crescentes mostrando que quando você treina seu cérebro para estar atento, na verdade você está remodelando a estrutura física do seu cérebro.

O objetivo da atenção plena é despertar para o funcionamento interno de nossos processos mentais, emocionais e físicos.

O que é meditação?

Meditação é explorar. Não é um destino fixo. Sua cabeça não fica livre de pensamentos, totalmente sem distrações. É um lugar especial onde cada momento é importante. Quando meditamos, nos aventuramos no funcionamento de nossas mentes: nossas sensações (ar soprando em nossa pele ou um cheiro forte flutuando no quarto), nossas emoções (amo isso, odeio aquilo, anseio isso, detesto aquilo) e pensamentos (não t é estranho ver um elefante brincandoum trompete).

A meditação da atenção plena nos pede para suspender o julgamento e liberar nossa curiosidade natural sobre o funcionamento da mente, abordando nossa experiência com calor e bondade, para nós mesmos e para os outros.

Como praticar mindfulness e meditação?

A atenção plena está disponível para nós em todos os momentos, seja por meio de meditações e varreduras corporais, ou práticas de momentos conscientes, como reservar um tempo para pausar e respirar quando o telefone toca, em vez de correr para atender.

Reinaldo Duarte da Silva
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *