A cura para ansiedade através da meditação

Você está constantemente lutando contra os seus pensamentos?

Você tenta melhorar, mas a situação acaba saindo do controle e te joga em um loop mental?

E quando você menos espera, você está sofrendo um ataque de ansiedade!

Triste realidade que atormenta milhares de almas pelo mundo afora, e isso infelizmente, é mais comum do que você imagina.

Se você busca uma solução para tratar esse desconforto de forma natural, quem sabe a solução seja começar a prática da Meditação?

A meditação para a cura da ansiedade é extremamente eficaz. Leia este artigo até o final que irei te explicar como você pode desenvolver o domínio de sua mente de uma vez por todas!

O QUE É ANSIEDADE E COMO ELA SE MANIFESTA

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A ansiedade é uma sensação de preocupação, nervosismo ou desconforto e se encontra em vários transtornos psicológicos, como fobias, transtornos de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, e todas essas disfunções estão diretamente ligadas ao medo.

A ansiedade bombardeia a mente com irritabilidade, descontrole emocional, insônia, falta de concentração, agitação constante, desgaste mental, etc..

Além dos sintomas psicológicos, a ansiedade também se manifesta no corpo físico, alguns dos sintomas são: tremores, falta de ar, aceleração cardíaca, suor excessivo e/ou tontura.

Muitas vezes, a pessoa que sofre desse mal até evita realizar alguma atividade ou ir para tal local, etc.. pois sabe que determinada situação vai lhe causar algum desconforto advindo da ansiedade. Isto por si só, já é uma grande limitação mental que a pessoa se impõe.

E, é claro que ninguém está aqui para julgar ninguém, estamos todos no mesmo barco, vivendo e aprendendo a cada dia que passa, as dificuldades de cada um, somente sabe quem passa por aquilo.

O estresse psicológico tem suas raízes no sentimento do medo, esse sentimento é importante para a sobrevivência humana, no que se refere ao temor diante de uma situação perigosa ou algo do tipo, fazendo com que o corpo manifeste alterações para reagir a tal situação, enfrentando ou fugindo.

Mas até que ponto isso é considerado normal?

Quando a ansiedade começa a se manifestar em momentos inapropriados, com intensidade e frequência, atrapalhando até mesmo suas atividades cotidianas, aí começa o problema.

O que é alarmante, é que muitos nem se dão conta que sofrem com esse distúrbio, por falta de conhecimento ou mesmo porque acham isso normal, e por conta disso, esses transtornos acabam não sendo tratados.

Jovens e adultos passam por essa situação frequentemente em silêncio.

Os dados das pesquisas são realmente preocupantes, de acordo com o site Sociologia Líquida, 9,3% dos brasileiros tem algum transtorno de ansiedade, os dados ainda revelam que 20% mulheres e 8% homens sofrerão com esse incômodo em sua vida:

“Nosso estado de humor muda a todo momento. Isso é normal. Mas certos padrões de pensamento podem transformar uma tristeza ou um desânimo passageiro em um estado prolongado de infelicidade, ansiedade, estresse e exaustão. Às vezes, um breve momento de irritação é capaz de deixa-lo de mau humor o dia inteiro. Descobertas científicas recentes mostram como essas variações emocionais podem levar até à depressão. Mas também apontam o caminho para nos tornarmos pessoas mais felizes e “centradas”. Os estudos descobriram que: Quando você começa a se sentir triste, ansioso ou irritado, não é o estado de humor que causa problemas, mas sim a maneira como você reage a ele. O esforço de tentar se livrar do mau humor ou da infelicidade – ou seja – tentar descobrir piora ainda mais as coisas. É como ficar preso em areia movediça: quanto mais você luta para escapar, mais afunda nela” – Williams Penman.

Paramahansa Yogananda – O Pai da Yoga no Ocidente nos brinda com sua sabedoria: “Se ligarmos uma lâmpada de 120 volts numa linha de 2.000 volts, ela se queimará imediatamente. Analogamente, o sistema nervoso não foi feito ara suportar a força destrutiva da emoção intensa ou de persistentes pensamentos e sentimentos negativos. Demorar-se, com indulgência, em pensamentos de medo, raiva, melancolia, remorso, inveja, o tempo todo, e a falta de condições para uma vida normal e feliz – tais como alimentação correta, exercícios adequados, ar puro, sol, trabalho agradável e um propósito na vida – originam moléstias nervosas.”

Portanto, se você sofre com esse problema e já não aguenta mais, você está no lugar certo! Existe solução e você vai conseguir dominar a sua mente!

COMO A MEDITAÇÃO PODE ME AJUDAR A CURAR A ANSIEDADE? 

O primeiro passo para se livrar desse infortúnio é buscar ajuda, se você está aqui lendo este artigo, já é o primeiro passo para você alcançar a vitória e desenvolver o controle mental.

A meditação pode ser a solução que você tanto buscava.

Mas afinal, o que é meditação?

Meditar é praticar técnicas específicas que nos ajudam a focar nossa atenção em um único ponto, com o objetivo de alcançar clareza mental, emocional e desenvolver o autoconhecimento.

Quando meditamos nos equilibramos nos aspectos físico, mental e espiritual, trazemos a paz que reside em nosso interior para a nossa realidade externa e tudo acaba por se estabilizar.

“Tudo o que você faça, deve ser feito em paz. Eis o melhor remédio para o seu corpo, sua mente e sua alma. Eis a maneira mais sublime de viver. Devemos modelar nossa vida segundo uma estrutura triangular: tranquilidade e doçura são os dois lados, a base é a felicidade. Todos os dias, lembre-se: “Sou um príncipe da paz, sentado no trono do equilíbrio, dirigindo meu reino de atividades”. Atue uma pessoa rápida ou vagarosamente, na solidão ou nas agitadas aglomerações humanas, ela deve centrar-se na paz e no equilíbrio.” – Paramahansa Yogananda.

 

EXERCÍCIO DE MEDITAÇÃO PARA ANSIEDADE 

Agora, apresento a você um breve exercício de meditação que irá te ajudar a se acalmar:

  1. Sente-se com a coluna ereta, em posição de lótus ou em uma cadeira de encosto reto.
  2. Feche seus olhos e concentre-se na sua respiração. Perceba o ar entrar e sair do seu corpo e as diferentes sensações que você sente.
  3. Pode ser que a sua mente comece a divagar, se acontecer isso, volte o seu foco novamente para a sua respiração.
  4. Permita-se estar no Agora, relaxe.
  5. Se você preferir, você pode repetir mentalmente algum mantra como: Eu sou a Paz, eu sou a Tranquilidade.
  6. Medite em silêncio por alguns minutos e deixe a paz te envolver!
  7. Após alguns minutos, abra os olhos devagar e conserve essa paz da meditação pelo máximo de tempo que conseguir.

Perceba os seus pensamentos, eles vêm e vão, você percebe que você é o observador e é você quem controla os seus pensamentos. Pratique quantas vezes você achar necessário, sempre que se sentir à beira de um ataque de nervos, pare e relaxe, volte sua mente para o paraíso portátil interior, o maravilhoso lago da paz que reside em você.

Você irá sentir os benefícios de forma progressiva, quanto mais você meditar, mais retorno positivo você terá!

OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

como meditar

  1. Acalma e Tranquiliza

A meditação direciona a energia para seu interior, produzindo estabilidade corporal e mental, levando-a à calma. Essa técnica produz sensação de relaxamento e tranquilidade.

  1. Ajuda a desenvolver amor ao próximo

A meditação nos ajuda a acionar as qualidades de paz e do amor, e com isso percebemos que estamos todos interligados nessa grande teia de luz fiada pela sabedoria da Inteligência Superior.

  1. Aumenta a concentração 

A meditação contribui para o funcionamento da atenção, o que, por consequência, faz com que o praticante se torne mais consciente e perceba o que acontece em seu mundo interno e externo. A expansão do foco aumenta o potencial de concentração durante a prática da meditação. Portanto, o praticante leva essa habilidade para a realização de suas atividades.

  1. Instaura o autocontrole e incentiva o autoconhecimento 

Com a aquisição da calma, concentração e tranquilidade, começa a florescer o autocontrole, que se inicia com a observação da própria respiração e do foco da atenção durante a prática meditativa. A pessoa passa a ter mais controle de suas ações, dos atos impulsivos, de suas emoções, passando a lidar melhor com a ansiedade, raiva, tristeza ou nervosismo. Aumentando o autocontrole, a pessoa vai, aos poucos, desenvolvendo o autoconhecimento que é fundamental para a expansão da consciência.

  1. Desperta a intuição e a sabedoria

As pessoas fazem escolhas e tomam decisões, para desenvolver o discernimento, ou seja, para aprender a escolher o que é melhor é preciso ouvir a intuição. Somente através da paz interior, com o relaxamento da mente e do corpo é que podemos sentir e ouvir a voz de nosso coração. Com a prática da meditação despertamos a intuição naturalmente, como o desabrochar de uma flor.

  1. Nos desperta a cultivar bons pensamentos

Buda já dizia: “Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.”

A meditação pode mostrar a você como tornar sua vida mais alegre, com o cultivo dos pensamentos positivos. Existem técnicas de meditação que atuam diretamente nesse tópico e podem influenciar, desde já, a cultivar seus pensamentos para que sua vida seja um reflexo do amor, benevolência, caridade, saúde, paz, prosperidade.

  1. Ajuda a acessar as qualidades da alma

Em nosso corpo físico reside a nossa alma – plena de abundância, as mais belas qualidades. O esforço da meditação diária nos auxilia a nos reconectarmos com essas qualidades de nossa alma. Somos seres de Luz e Amor.

  1. Incentiva o cultivo dos bons hábitos

A meditação, com fundamento no conhecimento da Yoga, tem por objetivo ajudar você a compreender como pode analisar seus hábitos e transmutá-los quando preciso, cultivando assim, os bons hábitos.

  1. Conduz o praticante a um estado de felicidade permanente.

Na obra “Onde Existe Luz”, Paramahansa Yogananda diz: “A natureza da alma é bem-aventurança: um estado interior de sempre nova alegria…”

O praticante de meditação, a cada dia, vai desenvolvendo e cultivando mais e mais, essa sempre nova felicidade, um estado de alegria duradoura, que está em seu interior independente do que aconteça à sua volta.

É claro que é necessário empenho, foco e prática para que possa ir gradativamente alcançando esse estado de bem-aventurança.

DESPERTE O SEU PODER – DESENVOLVA O CONTROLE MENTAL

Aonde quer que esteja, sempre que sentir necessidade, controle sua respiração, concentre-se e repita mentalmente: Eu sou a paz, nada pode me abater, eu sou parte da Centelha Divina.

“Dentro de cada um de nós existe um templo de quietude, que não permite a intrusão das agitações do mundo. Independentemente do que possa estar ocorrendo ao nosso redor, quando entramos no santuário de silêncio em nossas almas, sentimos a abençoada presença de Deus e recebemos Sua paz e Sua força.” – Sri Daya Mata (MATA. 2008. p. 5)

“Onde existe luz, não pode haver escuridão” – Paramahansa Yogananda (YOGANANDA. 2008).

Que a prática da meditação leve muita luz à sua vida hoje e sempre!

Namastê.

Randressa Nogueira

A Randressa acredita em um mundo melhor através da vibração do Amor Universal, está diretamente engajada em auxiliar o próximo no que se refere ao seu autoconhecimento, autodomínio e expansão da consciência, pois enxerga todos como parte de si mesma, seu lema é “Você é o Todo! Somos todos Um!”. Ela é advogada; especialista em marketing de conteúdo, design e praticante de meditação.
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