Uma prática simples para acalmar a ansiedade

Essa prática de quatro etapas nos ajuda a colocar um espaço entre nós e o que, ou quem, está nos incomodando.

1. Encontre um lugar para sentar, ficar em pé ou deitar que lhe dê uma sensação de segurança e estabilidade. Respire fundo três vezes, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Em seguida, estabeleça um ritmo respiratório natural.

2. Sinta sua testa relaxar, junto com seus olhos, sua mandíbula, todo o seu rosto. Sinta o relaxamento e a liberação de seu pescoço, ombros e barriga. Imagine um sol radiante irradiando de dentro do seu coração. Imagine-se no centro desta luz quente e acolhedora.

3. Envie essas intenções para si mesmo, fazendo uma pausa antes de cada repetição para apenas descansar no espaço: Que eu possa me livrar do sofrimento. Que eu possa encontrar paz e alegria. Veja se você pode descansar nesses desejos de seu próprio bem-estar.

4. Imagine alguém com quem você não conseguiu encontrar um terreno comum. Você pode nunca concordar, mas pode notar que mesmo essa pessoa provavelmente quer se sentir segura e sofrer menos. Permita-se oferecer gentilmente estas palavras, observando como isso o faz sentir: Que você se livre do sofrimento. Que você conheça paz e alegria.

5. Observe sua respiração, seu corpo e sua mente. Você está se sentindo mais à vontade ou menos? Você está se sentindo mais agitado ou menos?

Se você quer conhecer os benefícios incríveis da meditação para a nossa saúde física, mental e espiritual, continue acessando os outros conteúdos deste site.

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