Como melhorar o raciocínio lógico das crianças com a prática da yoga

3 formas imperdíveis de como o yoga pode ajudar a melhorar o raciocínio lógico das crianças

As crianças do mundo atual estão nascendo cada vez mais inteligentes e conectadas. Fazem perguntas e dizem coisas que as vezes não esperamos nem de adultos, que dirá dos pequenos que ainda são tão novos em lidar com o mundo e seus desafios.

Com essa nova geração surgiram novos desafios e as formas de pavimentar o caminho de aprendizado e desenvolvimento desses pequenos seres humanos estão sendo repensadas. Dentro disso ressurge uma filosofia milenar que aparece com cada vez mais presença, o Yoga.

E antes que você pense que Yoga é coisa de adulto em 1917 o mestre yogi Paramahansa Yogananda inaugurou na pequena vizinhança de Dihika, no estado de Bengala na Índia a primeira escola How-To-Live, voltada para ensinar crianças desde novas dentro dos conhecimentos do Yoga.

Segundo ele:

“A criança precisa ser percebida e cuidada, a partir de seus aspectos físico, mental, social e também espiritual, considerando a integridade do seu ser”. 

Então com isso em mente ele deu andamento ao seu projeto onde as crianças recebiam não apenas o conhecimento tradicional, mas tudo isso somado aos princípios clássicos da ciência do Yoga. Unindo toda a sabedoria dessa filosofia para alcançar de forma ainda mais abrangente o desenvolvimento emocional e intelectual dos pequenos.

O Yoga é uma filosofia de vida e quando aplicado desde cedo traz ainda mais benefícios, porque fundamenta o crescimento e a evolução em ensinamentos que trabalham autoestima, autocontrole, desenvolve a criatividade, a noção de sociedade, a disciplina, a coordenação motora e até mesmo o raciocínio lógico.

Raciocínio lógico para crianças

Despertar o raciocínio lógico é mais um desses desafios enfrentados por pais e professores. Essa habilidade é de extrema importância no desenvolvimento das crianças, pois através dela os pequenos:

– Criam mais independência para resolução de problemas, o que traz autonomia e melhor capacidade de gerenciamento emocional;

– Facilitam a estruturação de pensamentos e argumentos, ajudando na melhoria das habilidades na comunicação e nos relacionamentos de todos os tipos;

– Estimulam a organização, seja de tarefas ou de situações corriqueiras.

E para trabalhar essa habilidade a criança precisa ter acesso a recursos lúdicos e animadores, porque essa aptidão, assim como todas as outras que buscamos aprimorar, só melhora com a prática. Não é algo que se consegue aperfeiçoar apenas com estímulos pontuais.

E nada melhor para ensinar uma criança quanto algo que é interessante e divertido, dessa forma, por meio de atividades agradáveis e prazerosas instruímos os pequenos para uma vida melhor e mais leve sem que eles percebam e evitamos fazer do processo de aprendizado algo cansativo.

Nesse sentido o Yoga apresenta, entre as suas várias técnicas, ótimas opções para ajudar na evolução de diversas habilidades, incluindo o raciocínio lógico. Atualmente os ensinamentos dessa prática milenar estão sendo cada vez mais adaptados para facilitar a assimilação para que os pequenos também possam tirar melhor proveito de todos os seus benefícios.

Acompanhe a seguir 4 maneiras de como esse estímulo acontece com o Yoga.

Histórias e mitologia

A própria filosofia do Yoga traz por si só muitas possibilidades de histórias. A mitologia e todos os mistérios apresentados em suas diversas versões são um prato cheio para entreter e trazer o interesse das crianças para a prática.

Aulas com histórias e até livros do assunto voltados para o público infantil podem colaborar para aflorar a criatividade e a imaginação, contribuindo não só para a aquisição de cultura e conhecimento do mundo, mas também para a construção de opinião e de pensamento crítico.

Além disso existe a interação dos pequenos com a história, trazendo a atenção para os fatos apresentados e estimulando a mente a pensar em todos os caminhos possíveis que a narrativa pode levar. Tudo isso propicia e incentiva o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Para isso existem diversos livros, vídeos e conteúdos interessantes disponíveis na internet que podem iniciar o contato das crianças com o mundo da yoga e todos os seus benefícios.

Assimilando e aplicando os vários conceitos simultaneamente

Na prática de Yoga, desde a meditação, os exercícios de respiração (pranayamas) e os próprios ásanas existem sempre diversos fatores sendo considerados. A inspiração e expiração na hora certa, os músculos que devem contrair e os que devem relaxar em cada postura para que ela consiga ser executada não só corretamente, mas também de forma segura e confortável.

Todas essas informações novas com seus vários detalhes vão aos poucos sendo assimilados e precisam ser considerados pela criança, então é fundamental que ela pense de forma lógica para conseguir fazer a postura correta. E isso é extremamente interessante, pois a criança ainda tem a oportunidade de olhar no próprio corpo o quanto essas considerações afetam o resultado.

Uma postura de equilíbrio como por exemplo que exige força, concentração e respiração coordenadas é um ótimo teste, porque são divertidas de executar e demandam esse raciocínio. Além disso a criança ainda tem a oportunidade de desenvolver a consciência corporal que é essencial para evitar lesões e auxiliar no relacionamento emocional consigo mesmo.

Resultados visíveis

Com a prática contínua do Yoga também é possível ver seus resultados e mudanças no dia a dia e principalmente na própria técnica. Os ásanas, pranayamas, mudrás e todas as ferramentas têm efeitos que podem ser não só visualizados, mas também sentidos.

Mais clareza nos pensamentos, mais tranquilidade, menos ansiedade frente a situações novas. Tudo isso vai surgindo e pode ser estimulado através da prática de yoga e é um aprendizado para as crianças entenderem a relação lógica disso.

Essa percepção traz também autonomia, pois fica compreendido que é possível alcançar determinado resultados ou sentir bons sentimentos colocando em prática o que está sendo aprendido com as aulas e ensinamentos do Yoga.

Abrindo espaço para o pensamento

Por fim, o Yoga e sua prática constante abrem um caminho de equilíbrio e interiorização onde existe maior tranquilidade mental. Isso cria espaço na cabeça e possibilita as condições emocionais favoráveis para o progresso do raciocínio lógico.

A criança se encontra mais disposta e mais capaz de resolver os problemas e lidar com as dificuldades que podem surgir no seu dia-a-dia. Começando essa percepção desde cedo isso vai permitir que elas se desenvolvam e passem pelas fases de crescimento mais maduros, felizes e preparados para a vida e todas as suas surpresas.

 

Conheça o E-book Yoga para Crianças e seus Benefícios na Infância da Cris Pitanga.

Saiba mais: https://lp.crispitanga.com.br/ebook-yoga-para-criancas-e-seus-beneficios/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *