Autocuidado, para cuidar do outro

 

“Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma das máscaras, coloque-a sobre o nariz e a boca ajustando o elástico em volta da cabeça e respire normalmente, depois auxilie a criança ao seu lado.”

Primeiro você, depois a criança. Essa é a orientação dos comissários de bordo nas viagens de avião. Há tanto tempo, eles estão nos dando essa lição tão importante: é preciso cuidar de você, para que você possa cuidar dos outros.

Acontece que fomos criados numa cultura onde crianças “boazinhas” são as crianças merecedoras de amor. Onde só são dignos de inclusão e pertencimento aqueles que dizem Sim para tudo e para todos, menos para si. Fomos ensinados a sermos bons para os outros, e não para nós mesmos.

Com toques de ironia, Kelly Bryson escreveu em seu livro Não seja Bonzinho, Seja Real:
“As recompensas de ser um bom menino ou uma boa menina incluem depressão, suscetibilidade para explosão, confusão profissional ou falta de realização, ansiedade, não conseguir se conscientizar das suas necessidades, relacionamentos chatos ou conturbados, rancor em ser vítima de ‘pessoas más’, um sutil ódio por si e várias doenças psicossomáticas.”

Autocuidado não é sobre ser egoísta, pensar nas nossas necessidades e não pensar nas dos outros. É sobre entender que para levar alguém a algum lugar, precisamos ter combustível no nosso tanque. Porque quando tentamos levar uma pessoa para algum lugar sem combustível suficiente, acabamos ficando nós dois parados sem chegar a lugar nenhum.

Ana Claudia Quintana Arantes é médica, especialista em geriatria e cuidados paliativos, e escritora do livro A morte é um dia que vale a pena viver. Ela se dedica ao desafio de cuidar das pessoas para que elas tenham uma boa morte. Com ela aprendi que, para que a gente não esgote a nossa capacidade de cuidar, precisamos cuidar de nós mesmos. Ela diz que, “salvando a sua vida, você salva a de todos que você cuida.”

Mas primeiro precisamos saber identificar o nível de combustível no nosso tanque. Entretanto, nem isso a nossa cultura nos incentiva a fazer. Precisamos saber escutar nossas sensações (sinais do corpo) e nossos sentimentos (emoções), que indicam as necessidades que precisam ser atendidas ou valorizadas.

“O benefício de reconhecer nossos sentimentos e nossas necessidades é que eles nos ensinam a ter respeito por nós mesmos. Os sentimentos são como botões piscando no painel de um avião: eles indicam qual função está ou não funcionando, e se uma necessidade está ou não sendo satisfeita.” Thomas d’Ansenbourg

Identificar nossos sentimentos e necessidades é uma prática da Comunicação Não-Violenta chamada Autoconexão.

Diante de uma situação específica conflitante:

Como me sinto?
Qual a minha necessidade não atendida?

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa prática de busca por clareza:

Listas de auxílio para a prática da Comunicação Não-Violenta
Como não fomos incentivados a desenvolver um vocabulário que expresse nossos sentimentos e necessidades, é muito comum que tenhamos dificuldades de encontrar palavras que descrevam o que estamos sentindo ou precisando. Podem muito úteis nas práticas individuais de autoconexão.

Cartas de sentimentos e necessidades

Praticar a autoconexão com as palavras que expressem sentimentos e necessidades em forma de cartas pode ser mais fácil, leve e intuitivo do que o uso de listas. É a proposta trazida pelo Baralho da Empatia  e o Jogo Grok.

Escuta empática

A prática da Escuta Empática acontece quando uma pessoa te escuta com atenção, com presença, e sem julgamentos. Sem avaliar, ou diagnosticar, ela, apenas através da empatia, faz hipóteses do que você pode estar sentindo ou precisando.

Se você sente fome, seria muito bom se alimentar. Se você sente sono, imagino que seria bom dormir. Se você sente tristeza, pode ser que precise de acolhimento. Se você sente raiva, pode ser que precise de expressão. Se se sente sozinho, pode ser uma necessidade de apoio.

Apenas quando você conseguir identificar o que você precisa, será possível pensar em estratégias de ação que realmente funcionem. Autoconhecimento é pré requisito para o autocuidado.

Não se trata de encontrar a resposta certa. Ou a solução definitiva para todos os problemas. Mas sim de encontrar o que você dá conta de fazer neste momento.

Sim, pode ser que você perceba que queira fazer uma transição de carreira, mudar de cidade, sair de um relacionamento. Sim! Legal!

Mas pergunte-se também: Hoje, o que eu posso fazer para cuidar de mim? O que pode me ajudar a atender minhas necessidades neste momento?

Autocuidado também é tomar um chá para dor de garganta. É parar e respirar por 1 minuto. É ficar em casa e dormir. É sair para ver os amigos. É pedir comida. É fazer uma comidinha gostosa. É sair sem se arrumar. É sair arrumado. É pedir ajuda.

Quer escutar melhor os outros? Escute a si primeiro. Não é possível escutar outra pessoa com atenção e presença se você estiver cansado demais, morrendo de fome, ou tomado por suas próprias emoções.

Quer ser gentil com as outras pessoas? Seja gentil com você mesmo. Num conflito, num momento desafiador, quando você não conseguir sustentar mais sua máscara de “bonzinho”, é muito provável que, a voz que você usa para falar consigo mesmo, seja a voz que vai escapar quando você estiver falando com os outros.

O primeiro passo para se comunicar de uma forma mais amorosa, mais clara e cuidadosa com os outros, é se comunicando de uma forma mais amorosa, mais clara e cuidadosa com você mesmo.

Juliana Matsuoka

A Ju acredita que, seja consigo mesmo ou com outras pessoas, conversas melhores transformam e salvam vidas. Ela é aprendiz do seu próprio trabalho, é Coach e criadora do projeto Comunicação Consciente.

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