Práticas diárias para fortalecer seu relacionamento em tempos difíceis
Freqüentemente, damos o melhor de nós mesmos para colegas de trabalho, amigos e estranhos. O resultado? Nossos companheiros testemunham nossos piores momentos quando chegamos em casa. Conheça três dicas simples de conectar e aumentar a resiliência no relacionamento.
Práticas diárias para ajudar a fortalecer seu relacionamento
1. Respire lentamente cinco vezes quando as coisas ficarem tensas
Décadas de pesquisas científicas sobre respiração sugerem que, quando relaxamos, alongamos e desaceleramos nossa respiração, podemos aliviar a tensão em nosso sistema nervoso que cria ansiedade e irritação. Em um estudo recente , os pesquisadores descobriram que a respiração diafragmática lenta (respiração abdominal) levou a uma melhora do humor, maior concentração e níveis significativamente mais baixos do hormônio do estresse cortisol.
Esta pesquisa – e experiência prática – indicam que sua respiração é como um portal interno para um estado de calma. Talvez seja a maneira mais poderosa de interromper pensamentos sobre o passado e o futuro que geram tensão e ressentimento. Afinal, cada inspiração e expiração não acontecerá amanhã ou no próximo ano (da mesma forma que os pensamentos podem surgir). Você está respirando agora.
Como você pode trazer a respiração lenta pela barriga para sua vida diária? Observe aqueles momentos em que você é acionado. Use esses momentos como uma dica para desacelerar sua respiração . Uma boa regra prática aqui é se esforçar para respirações de cinco contagens (cinco contagens dentro, cinco contagens fora). Em seguida, traga sua atenção para onde você está respirando. Veja se você sente a subida e a descida sutil de seu abdômen a cada inspiração e expiração.
2. Dê um abraço em seu parceiro sempre que puder
Isso pode soar como um ato trivial. Mas um crescente corpo de pesquisas descobriu que simples atos de toque estão positivamente associados a uma maior satisfação conjugal e podem funcionar como um amortecedor contra conflitos e ansiedade no relacionamento.
Dar um abraço surpresa em seu parceiro é uma dica poderosa de que você está aberto, solidário e presente – uma dica que pode mudar todo o tom e a trajetória de seu tempo juntos.
3. Mostre ao seu parceiro amor e apreciação
Em vez de examinar as ações de seu parceiro para ver o que ele fez de errado ou como deixou a bola cair, procure o que ele fez de certo. Veja se você consegue pegá-los no ato de contribuir. Ou veja se você pode apreciá-los por todas as formas ocultas de trabalho que realizam para sua família.
A pesquisa de John Gottman indica que a simples prática da apreciação pode mudar toda a cultura do seu relacionamento. Sem apreciação, seu relacionamento pode facilmente cair em padrões de crítica, desprezo e atitude defensiva.
Adicione um pouco de apreço, no entanto, e você mudou tudo. Você desencadeou uma mudança de culpa e ressentimento para gratidão e conexão.
Mais importante ainda, essa prática simples de agradecimento pode quebrar o hábito de levar para casa o que há de pior durante esses tempos difíceis. Além do mais, tem uma qualidade contagiante que também pode inspirar seu parceiro a fazer o mesmo.
- O Legado de Marshall Rosenberg – A Comunicação Não Violenta - julho 19, 2022
- Como identificar os sintomas de chakras bloqueados - junho 17, 2022
- Como começar a praticar Mindfulness (Atenção plena) - junho 8, 2022
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!