5 Exercícios de Atenção Plena para o Autocuidado
Na maior parte do dia estamos nos preocupando com os outros: cuidamos do nosso trabalho, da nossa família e dos amigos, sem muitas vezes ter tempo cuidar de si mesmo. Muitas vezes, mesmo dedicando tempo para si, é provável que a atenção esteja voltada para fora, voltada para os problemas que devem ser resolvidos ou para acontecimentos passados.
Com o autocuidado, o amor próprio floresce, o autojulgamento e as autocríticas são substituídas por amorosidade e autocompaixão. Com Mindfulness (atenção plena) é possível que você desenvolva uma conexão consigo mesmo, aprendendo a aceitar melhor seus defeitos e falhas.
Leia agora mesmo 5 dicas práticas de mindfulness para desenvolver seu autocuidado!
1.Ao despertar pela manhã
Ao invés de levantar num impulso, permita-se despertar de forma gradual e gentil. Leve a atenção para a sua respiração e para o seu corpo e perceba cada membro: inicialmente os pés,depois panturrilhas, joelho, coxas e assim por diante.
2.Ao escovar os dentes
Da próxima vez que for escovar os dentes use a sua mão não dominante. Essa ação fará com que você tenha mais atenção e consciência, devido a dificuldade que essa tarefa necessita. Investigue com curiosidade os movimentos e sensações ampliando a sua percepção de tudo o que envolve esta ação.
3.Ao caminhar
Ande devagar e de maneira consciente. Perceba seus braços balançando, as pernas se intercalando, e os pés batendo no chão. Tente sentir o chão que você pisa através do calçado, tente sentir a brisa que bate no seu rosto, atente para as sensações que você tem durante o caminho.
4. Exercício de inspiração e expiração
Sinta o peito dilatar e, em seguida, expire pela boca. Repita cinco vezes e então feche os olhos, voltando ao jeito natural de respirar. Observe o movimento de subida e descida provocado no corpo. Repita duas vezes. Cada vez que a mente se distrair, recomece sem sentir culpa ou chateação.
5. Sensações
Feche os olhos e sente em uma cadeira e observe sua postura. Sinta como as pernas tocam na cadeira, como os pés estão apoiados no chão e como é a textura da suas roupas na pele. Agora preste atenção nos outros sentidos, o cheiro que você sente, o gosto da sua boca, se está com calor ou frio. Perceba suas sensações.
Exercite as dicas e desenvolva o seu autocuidado com essas práticas simples de atenção plena.
- O Legado de Marshall Rosenberg – A Comunicação Não Violenta - julho 19, 2022
- Como identificar os sintomas de chakras bloqueados - junho 17, 2022
- Como começar a praticar Mindfulness (Atenção plena) - junho 8, 2022
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!